"Oi sejam Bem Vindos"

Gostariamos que vocês participassem ativamente

no nosso blog façam comentarios sobre o que vocês querem ler a respeito da

Segunda Guerra Mundial e nós vamos postar fiquem a

vontade!!!




segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Igrejas alemãs admitem culpa no Holocausto

Janeiro de 1995 marcou 50 anos da libertação dos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde os nazistas perseguiram sistematicamente judeus, eslavos, ciganos, Testemunhas de Jeová e outros. Algumas igrejas da Alemanha reconheceram ter parte da culpa. O Süddeutsche Zeitung informou que a Conferência de Bispos Alemães falou da “história criminosa de nosso país e também de nossa Igreja”, admitindo que “houve muito erro e culpa entre os católicos. Não foram poucos os que se deixaram levar pela ideologia do nacional-socialismo e permaneceram indiferentes aos crimes”. O presidente do Conselho de Igrejas Protestantes da Alemanha confessou que “nesse amargo processo de admissão, passamos a nos dar conta de que mesmo a teologia cristã e a Igreja participaram na longa história de alienação e inimizade em relação aos judeus”.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bonbardeios


Acima, a cidade de Colônia, na Alemanha, após os bombardeios dos aliados. À baixo, o cogumelo criado pela bomba atômica jogada em Nagasaki, com cerca de 18km de altura, no dia 9 de agosto de 1945. Imagens para que jamais esqueçamos os extremos horrores de uma guerra.

Força Expedicionária Brasileira

                                                
Em julho de 1944 a Força Expedicionária Brasileira desembarcou em Nápoles, na Itália, como integrante do V Exército dos EUA. Mais de 25 mil soldados brasileiros combateram na Itália. Foram mortos 451 soldados, após conquistas importantes, como a de Monte Castelo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mensagens secretas

Um tipo bem antigo de escrita secreta é chamada esteganografia, ou “escrita encoberta”. Seu objetivo é camuflar a mensagem. Heródoto, historiador do quinto século, escreveu que um exilado grego, ao descobrir que sua pátria seria atacada pela Pérsia, enviou mensagens para avisar seu povo. Essas foram escritas em tabuinhas de madeira e depois cobertas com cera para esconder o texto. De acordo com Heródoto, esse truque simples, também usado pelos antigos romanos, roubou o elemento surpresa do Rei Xerxes da Pérsia, e suas forças militares foram derrotadas.
Formas modernas de esteganografia incluem o uso de microponto, papel com marca d’água e imagens para proteger os direitos autorais. O microponto usado na Segunda Guerra Mundial era na realidade uma fotografia reduzida ao tamanho de um ponto final. O destinatário tinha apenas de ampliar o ponto.